Neste ano de 2023 passaram pelo Poder Legislativo mais de 130 projetos de lei, todos aprovados em plenário após serem lidos e debatidos pelos vereadores. Na sessão ordinária da última segunda-feira, também foi aprovado o projeto de resolução da casa legislativa numero 007/2023 concedendo portaria de louvor e agradecimento ao servidor Baltazar Antônio Barcarolo, que solicitou exoneração do seu cargo para assumir a vaga conquistada através de concurso público no Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Os vereadores, juntamente com o presidente Edemar Borges, também entregaram uma placa de agradecimento ao ex-colaborador pelos serviços prestados a instituição nos últimos cinco anos. Também na noite da última segunda-feira foi eleita a nova mesa diretora que coordenará os trabalhos no ano de 2024. Sendo eleito como presidente o vereador Claudiomiro Martins Pinto (MDB), tendo como vice-presidente, João Ramos (PDT), primeiro secretário Edemar Franquini Borges (PP) e segundo secretário Amarildo Frighetto (MDB).
O atual presidente da Câmara Municipal de vereadores de Pinhal, Edemar Franquini Borges, faz uma avaliação muito positiva do ano de trabalho com o Legislativo muito presente e atuante na comunidade. Entre as diversas ações o destaque para as melhorias e a nova pintura realizada na sede, primando pelo zelo e o cuidado com o patrimônio público, além do repasse de recursos ao Poder Executivo para a realização de melhorias na Praça e quadra de areia localizada em frente ao Centro Administrativo.
O presidente eleito Claudiomiro Martins Pinto, destaca que o objetivo é dar continuidade ao andamento dos trabalhos no Legislativo sempre com muita sintonia e harmonia com o Poder Executivo Municipal, visando o crescimento e o desenvolvimento de Pinhal tendo como prioridade também o bem estar de toda a população.